A Escola de Música “Vozes de Santa Maria”, da Paróquia de Nª Senhora da Misericórdia de Belas, nasceu do sonho e da vontade de um grupo de cristãos da Paróquia que, em Setembro de 2005, apoiados pelo seu Pároco, Pe. Ricardo Cristóvão, juntaram esforços para criar um projecto que teria como objectivo o ensino da música em actuação complementar às actividades da Catequese de Infância e Adolescência da Paróquia de Belas.

Pretendendo ensinar e divulgar a música e assim contribuir para a formação e desenvolvimento educacional da criança, este projecto, que visa evangelizar pela arte, iniciou os seus trabalhos logo em Outubro desse mesmo ano com 22 alunos entre os 6 e os 14 anos. A aquisição de todo o material didáctico e instrumentos necessários a este início de actividades só foi possível mediante o apoio financeiro do Santuário de Fátima, a quem recorremos para o efeito, e que participou com a oferta de dois subsídios, um em 2006, outro em 2007. Recebemos igualmente o incentivo do Pe. Teodoro de Sousa, Director da Escola de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa que, em 2008, convidou as crianças do nosso Coro a participar na gravação de um CD com os cânticos escolhidos para acompanhar o novo Catecismo do 2º volume da Catequese.

Hoje, passados que são 10 anos, já contamos com 83 alunos entre os 3 e os 70 anos. Criámos uma classe de Pré-Escolar e definiu-se a estruturação dos Cursos Básico e Secundário. Abrimos igualmente a possibilidade da frequência de um Curso Livre a alunos com mais de 16 anos que queiram desenvolver aptidões musicais e que, por opção, não queiram integrar todas as disciplinas do Curso Básico.